Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Buscar   OK
Regional

Publicada em 21/11/17 as 10:00h - 70 visualizações
1° TURMA DO CURSO TÉCNICO EM LOGISTA DO CEDUP CHAPECÓ LANÇA PROJETO DE RECOLHIMENTO E RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO.

Rádio Desbravador FM


 (Foto: Rádio Desbravador FM)
A primeira turma de técnico em logista do Cedup de Chapecó lança seu primeiro projeto de recolhimento e reciclagem de lixo eletrônico, com enfase a logística reversa (Todo o material que volta do cliente final para o fabricante para o fim devido).

Segundo matéria publicada pelo G1 em 02/12/2015 A maior parte desses resíduos, que abrangem desde pequenos eletrodomésticos, monitores de televisão e telefones celulares, foi gerada no Brasil, que em 2014 produziu 1,4 milhão de toneladas, o que é atribuído à "grande quantidade de moradores".

O Brasil é seguido de longe na lista por México (958 mil toneladas), Argentina (292), Colômbia(252), Venezuela (233), Chile (176) e Peru (147), segundo o relatório da GSMA e do Instituto para o Estudo Avançado da Sustentabilidade da Universidade das Nações Unidas.

Por outro lado, abaixo das 75 mil toneladas, aparecem Equador (73), República Dominicana(57), Guatemala (55) Bolívia (45), Costa Rica (36), Paraguai (34), Uruguai (32) e Panamá(31).

Em termos per capita, Chile e Uruguai são os países que mais "e-waste" produzem por pessoa, com 9,9 e 9,5 quilos, respectivamente, enquanto a média na América Latina é de 6,6 quilos, dos quais, segundo o estudo, 29 gramas correspondeu a telefones celulares.

"Os resíduos eletrônicos gerados por telefones celulares representa menos de 0,5% do peso total do e-waste no mundo e a mesma proporção se repete na América Latina", indica o relatório.

Nessa supressão, das 3,9 milhões de toneladas de resíduos totais produzidos nesta região, 1,1 milhão de toneladas eram de equipamentos pequenos, que incluem aspiradores e eletrodomésticos; 991 mil de equipamentos grandes, como lavadoras, fogões e máquinas de lavar pratos.

Além disso, 585 mil correspondiam a artefatos de troca de temperatura, como refrigeradores, congeladores e aparelhos de ar condicionado; 499 mil eram de telas e monitores; 585 mil de dispositivos de telecomunicações, que incluem os telefones celulares; e 69 mil de lâmpadas.

"Embora os dispositivos móveis só contribuam em uma porcentagem pequena ao total dos resíduos eletrônicos na América Latina, elogiamos que os operadores móveis da região continuem seus esforços voluntários de gestão de 'e-waste'", afirmou em comunicado Sebastián Cabello, diretor da GSMA para a América Latina.

"É importante que a indústria trabalhe em estreita colaboração com os reguladores para desenvolver um marco legislativo que leve em conta a responsabilidade dos diferentes atores da indústria", acrescentou.

Nesse sentido, o relatório aponta que "poucos países da América Latina têm projetos de lei específicos sobre a gestão dos resíduos eletrônicos e, na maioria dos casos, a gestão dos resíduos eletrônicos está regulada na legislação geral de resíduos perigosos".

Por isso, o estudo pede o desenvolvimento de políticas públicas de resíduos eletrônicos, que abordem de maneira específica a coleta e o tratamento de telefones celulares.

Segundo relatório apresentado em abril passado pela Universidade das Nações Unidas (ONU), os Estados Unidos continuam sendo o país que mais gera lixo eletrônico no mundo, seguido por China, Japão, Alemanha e Índia. Apenas EUA e China geram de forma conjunta quase um terço (32%) do lixo eletrônico do mundo.

Com base neste e outros dados recolhidos pela turma o evento sera realizado nos dia 04/12/2017 no Cedup as 08h30min as 11h30min e as 13h30min as 20h00min. no dia o Cedup junto com a turma contara com apoio da empresa Rec de Chapecó que dará a destinação correta para estes materiais.

Serão aceitos no dia pilhas,baterias,estabilizadores,nobreack,Smartphone, computadores,notebook e demais itens eletrônicos desde que não desmontados.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Hora Certa
Clima Tempo
Redes Sociais


CHAT ONLINE

Digite seu NOME:


(49)991233304

No Ar
Tempo de Avivamento com Pb. Paulo Oliveira
Enquete
Oque esta achando de nosso novo site?

 Otimo
 Bom
 Regular
 Ruim

Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 11026 Usuários Online: 28


Obrigado e Volte Sempre!
Copyright (c) 2017 - Rádio Desbravador FM - Todos os direitos reservados